Página Inicial

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Valfrido Silva

Valfrido Pereira da Silva (1904-1972), natural do Rio de Janeiro, obteve grandes êxitos na música brasileira enquanto baterista, compositor e cantor. Tocando em cassinos, cabarés, fazendo fundo musical em cinema mudo e integrando orquestras, Valfrido Silva se consolidou enquanto músico passando a atuar em importantes gravações como O teu cabelo não nega, Linda Morena e Cidade Maravilhosa ao lado de músicos como Pixinguinha e em famosas formações como “Os Diabos do Céu”. Com a gravação do fox-blue Preludiando (1934), acompanhando a pianista Carolina Cardoso de Meneses, Valfrido Silva foi o primeiro baterista brasileiro a ter seu nome registrado em disco.

Valfrido Silva (1904 - 1972)

Sua composição O tic-tac do meu coração foi gravada em 1935 pela estrela Carmen Miranda, que mais tarde cantaria a mesma canção no filme americano A minha secretária brasileira, tornando Valfrido um dos primeiros compositores brasileiros com projeção internacional. Ainda como compositor fez parcerias com importantes figuras da nossa música como Noel Rosa, Almirante, entre outros. Fez turnê pelo exterior com Derci Gonçalves na década de 1940, e em 1959 gravou o LP Gafieira com o pianista Gadé, com instrumentação somente à bateria e piano. 


Referências:
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro, Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

BARSALINI, Leandro. As Sínteses de Edson Machado: Um Estudo sobre os padrões de Samba na bateria. Campinas, Unicamp, 2009.

GIL-MONTEIRO, Martha. Carmen Miranda: a pequena notável. Círculo do Livro LTDA., 1989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rubinho Barsotti

Natural de São Paulo, nascido em 16 de outubro de 1932, Rubens Alberto Barsotti iniciou sua carreira musical dando canjas em casas noturnas...