Página Inicial

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Sut

João Batista das Chagas Pereira, conhecido artisticamente como Sut, nasceu em 1905 no interior de São Paulo. Inicialmente como tocador de tarol, integrou a Corporação Musical União Operária (de Piracicaba – SP) sob regência do maestro Surian, passando a fazer parte, na década de 1920, da Jazz Band Manon, já como baterista. Mudou para o Rio de Janeiro, onde passou a trabalhar com grandes nomes da música brasileira como Pixinguinha, Carmen Miranda, além de importantes orquestras como as da Rádio Nacional e TV Tupi. Extremamente habilidoso (ouça aqui), se tornou reconhecido e requisitado em diversas turnês para os Estados Unidos, Europa e América do Sul. 

O baterista Sut

 Seu filho, Sutinho, também se tornou baterista de grande prestígio, inclusive o substituindo por um tempo na Orquestra Tupi, enquanto Sut se recuperava de uma grave enfermidade.


Referências:

BARSALINI, Leandro. As Sínteses de Edson Machado: Um Estudo sobre os padrões de Samba na bateria. Campinas, Unicamp, 2009.


Pfromm Netto, Samuel, 1932-2012. Dicionário de Piracicabanos / Samuel Pfromm Netto. — 1. ed. — São Paulo : PNA, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rubinho Barsotti

Natural de São Paulo, nascido em 16 de outubro de 1932, Rubens Alberto Barsotti iniciou sua carreira musical dando canjas em casas noturnas...